Menstruação atrasada pode ter muitas causas. E claro a primeira delas é gravidez. Deve-se antes de iniciar a investigação excluir a possibilidade de gravidez, com um teste de beta-HGC. Considerando-se que o teste de gravidez está negativo, há muitas situações que devemos avaliar.
A primeira situação que devemos ter em mente é que a principal causa de irregularidade menstrual é a síndrome dos ovários policísticos (SOP). Esta consiste em sintomas como excesso de pelos e principalmente resistência insulínica.
Outra situação que pode estar relacionada são situações envolvendo hormônios, como problemas como a tireoide e a prolactina. A mulher com irregularidade menstrual deve ser exaustivamente investigada com exames hormonais e genéticos.
Dentre os exames genéticos, temos o cariótipo com banda G, que identifica por exemplo a síndrome de Turner. Nesta condição pode haver desde a amenorreia ou ausência total de menstrução à irregularidade menstrual.
Ainda pensando em síndromes genéticas, a falência ovariana precoce relacionada a síndrome do X-frágil pode levar a irregularidade menstrual por conta da menopausa precoce. Situações como esta são muito delicadas e necessitam de cuidado especial.
Dessa forma, caso seu ciclo menstrual esteja irregular, saiba que precisa ser avaliada, bem como, sempre que necessário, realize o aconselhamento genético com um médico geneticista para se ter o diagnóstico e conduta correta.