Não, um aborto espontâneo sempre tem uma causa, ou um motivo, apesar de ser muito comum. Muitos casais quando passam pelo processo da perda gestacional apresentam múltiplos sentimentos e um deles é o sentimento de culpa. Escuta-se de muitos profissionais de saúde que uma perda gestacional é normal, entenda bem a diferença entre os conceitos.
Uma situação é a perda gestacional ser esperada, ou seja, é muito mais comum do que gostaríamos que fosse. Outra coisa é ser uma situação normal para um casal. Quando é referido que uma perda gestacional é esperada, uma a cada cinco gestações evoluem para perda gestacional precoce, ou seja, 15-20% de todas as gestações.
Quando fala-se em perda gestacional ser normal, vale ressaltar que, existem múltiplas causas reconhecíveis que justificariam a perda gestacional. Uma delas é a alteração do cariótipo do bebê, as famosas aneuploidias. Esta é a principal causa de perda gestacional e deve sempre ser investigado.
Dessa forma, sabendo-se que não é normal ter uma perda gestacional, deve sempre investigar o casal e realizar o aconselhamento genético com um médico geneticista antes de tentar engravidar novamente.