Após a realização do teste de paternidade, e se ainda assim, houver dúvidas quanto a paternidade de uma criança, é muito importante a realização de perícia médica para complementar os laudo dos testes de DNA.
A perícia médica para o teste de DNA é feita como uma consulta com médico geneticista credenciado pela justiça para realização. Não é qualquer médico geneticista que pode assinar com valor legal esta perícia, e mais do que isto, a expertise do laboratório de genética deve sempre ser levada em consideração.
Diferentemente da consulta com médico geneticista, o médico perito não está interessado em história de doenças ou mesmo prevenção de câncer hereditário, e sim em avaliar os testes realizados por diversos laboratórios, e assim, dar validade aos testes realizados. Pode inclusive ser solicitado novos testes de DNA entre os envolvidos.
Reforço que o teste de DNA é um exame jurídico. O seu resultado é decisivo na vida de uma criança, de uma família, e envolve heranças e pensões. Realize este tipo de avaliação com profissionais capacitados para tal