Síndrome de Edwards: trissomia do cromossomo 18

A síndrome de Edwards ou trissomia do cromossomo 18, é uma condição cromossômica associada a anormalidades em muitas partes do corpo. É uma das trissomias mais comuns, como a síndrome de Down (cromossomo 21) e a síndrome de Patau (cromossomo 13)

As crianças com síndrome de Edwards apresentam muitas características típicas, sendo que algumas podem ser observadas ainda no período pré-natal. No período pré-natal, é possível se suspeitar desta condição se o teste genético pré-natal não-invasivo (NIPT) e a translucência nucal estiverem alteradas. Também observa-se restrição de crescimento intrauterino (RCIU) e presença de malformação cardíaca e de sistema nervoso central, como a hidrocefalia.

Quantos características ao nascimento, observa-se baixo peso ao nascimento, além de microcefalia. Quanto as características faciais (dismorfismo), normalmente pessoas com síndrome de Edwards apresentam-se com face triangular, bem delicada e pequena, além de pequena mandíbula e boca. Apresentam uma característica de mãos com punhos cerrados e dedos sobrepostos, ou sobreposição dos segundo e quinto dedos sobre os terceiro e quarto dedos (ver foto destacada)10.

Podem ainda apresentar cardiopatia complexa e hidrocefalia. É causa frequente de perda gestacional, além de óbito fetal e natimortos. Poucos casos sobrevivem, cerca de 5-10% dos casos, e estes apresentam atraso do desenvolvimento neuropsicomotor e deficiência intelectual grave, dependentes de aparelhos e muitos com restrição ao leito.

O ideal é buscar sempre um médico geneticista, ainda no período pré-natal, que irá realizar o diagnóstico correto, bem como manejar o caso, solicitar os testes genéticos a serem realizados e, por fim, realizar o aconselhamento genético.

Caio Graco Bruzaca

Author Caio Graco Bruzaca

Médico geneticista pela Unicamp e Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM). Atuo em genética de casais (perda gestacional recorrente, infertilidade, casais de primos), medicina fetal, oncogenética e doenças raras.

More posts by Caio Graco Bruzaca

Leave a Reply

Abrir Chat
Precisa de ajuda?