O aconselhamento genético pré-concepção é cada vez mais frequente. Muitos casais procuram informações sobre a genética de suas famílias e como esta genética se mistura com a de seus respectivos parceiros. A medicina de precisão trás consigo testes que poderiam ser realizados para dar mais gravidez com garantias ao casal.
Gravidez com garantias é diferente de risco zero de uma criança nascer com algum problema. A ideia é minimizar riscos e não zerá-los, infelizmente a genética médica ainda não é capaz de zerar todos os riscos para uma gravidez.
Minimizar riscos envolve, por exemplo afastar translocações equilibradas em um cariótipo com banda G de algum dos cônjuges. Ainda assim, outro exemplo são as doenças de hemoglobina, como a anemia falciforme e talassemias avaliados com a eletroforese de hemoglobina. São exames mínimos que todos casais deveriam fazer.
Como exames pré-nupcionais e pré-concepcionais, sorologias, espermograma, hormonais já são rotina de muitos casais. Realizar o aconselhamento genético deve também fazer parte desta rotina. E o teste genético de compatibilidade de casais (CGT) deveria também fazer parte.
O teste genético de compatibilidade de casais (CGT) deve ser sempre oferecido aos casais. É um sequenciamento gênico das principais doenças recessivas, com o objetivo de dar Match, ou seja, avaliar se ambos cônjuges são portadores de alguma alteração genética.
Com esta informação em mãos, é possível oferecer os riscos reprodutivos, e inclusive oferecer indicar o melhor opção para gravidez ao casal e principalmente minimizar os riscos.
A avaliação de todo casal deve ser feita com o médico geneticista. Vale ressaltar que antes de tentar engravidar e principalmente se há histórico de doenças genéticas na família é necessário o aconselhamento genético.