Depende. Muitas crianças e até mesmo adultos apresentam-se com baixa estatura. Existem vários tipos de baixa estatura. A mais comum e frequentemente está associada a idas ao médico geneticista é a baixa estatura familiar.
Todas as vezes que estamos frente a uma pessoa, independente da idade, a sua altura está intimamente ligada a altura dos pais ou genitores. Existem cálculos bem estabelecidos para avaliação de altura de um indivíduo. Estes cálculos levam ao que chamamos de canal de crescimento.
O canal de crescimento é utilizado nas curvas de crescimento que toda criança é avaliada. Sim, depende muito dos pais, e principalmente, também da idade óssea. Quando todas estas variáveis estão intimamente ligadas, podemos estabelecer se há ou não baixa estatura.
Existem situações que envolvem displasias esqueléticas, tais como o nanismo ou acondroplasia. Casos como estes estão relacionados diretamente com mutações genéticas em múltiplos genes, e a altura final do individuo independe do canal familiar desta pessoa.
Dessa forma, sabendo-se sobre a questão da baixa estatura, deve-se sempre investigar o indivíduo em relação com sua família e realizar o aconselhamento genético com um médico geneticista para se ter o diagnóstico e conduta correta.